Calibre bem os pneus para ter segurança

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Apesar de ser esquecida por muitos motoristas, a calibragem dos pneus é essencial para garantir a segurança e a estabilidade do veículo. Semanalmente ou, no máximo, com intervalo de tempo de 15 dias, o motorista deve ter os cuidados básicos com os pneus, inclusive com o seu estepe. 

Nos postos de combustível ou mesmo em uma oficina, é fácil encontrar pontos de ar comprimido. Alguns até oferecem a calibragem com nitrogênio, considerado uma opção ainda melhor por manter a pressão por mais tempo. O valor do serviço com nitrogênio varia de R$ 2 a R$ 6 na capital baiana. 

A calibragem dos pneus do carro pode ser muito mais importante do que se imagina. A maioria dos motoristas nem liga muito com as condições de uso dos pneus, deixando-os murchos. 

O engenheiro mecânico Gidson Dantas explica que cada veículo possui suas próprias indicações de calibração dos pneus. “Isso depende do peso distribuído em cada roda e a largura do pneu. Quanto mais largo, menor é a pressão na calibração. Tudo deve ser feito de acordo com as informações localizadas nas portas, na tampa do tanque ou no manual do carro”, indica. 

Outro fator que poucas pessoas lembram é a de calibrar também o estepe, como lembra o frentista Jorge Luíz. “Se o pneu do carro furar, o substituto (estepe) precisará estar em pé de igualdade com os outros pneus”. Em muitos casos, a calibragem incorreta pode comprometer a estabilidade e aderência do veículo ao solo, aumentando a distância de frenagem. Além disso, um veículo com pressão abaixo do ideal faz com que o pneu tenha um atrito maior com o chão, exigindo mais força do motor e comprometendo a economia do combustível. 

Há uma relação de cuidados para o motorista. Um deles é não procurar um padrão na hora de calibrar os pneus. Ha indicações da calibragem correta do seu carro no manual do proprietário e em um adesivo nas portas. Os modelos hatch, como o Gol, geralmente exigem de 28 a 32 libras. Os sedãs variam de 30 a 34 libras. Já os carros maiores, como as picapes e utilitários, precisam de mais pressão. Assim, a depender da carga, é indicado calibrar com 36 libras. 

A oferta do nitrogênio tem crescido. O nitrogênio é um gás não inflamável, é ar seco sem oxigênio. “O ar comprimido, além de impurezas, tem umidade elevada. Por isso, na medida em que o carro anda, o pneu aquece e aumenta a pressão interna. Já o nitrogênio é frio e mantém a pressão do pneu constante em todas as temperaturas. Com isso, a borracha não se dilata. Esses elementos mantêm a calibragem por mais tempo”, explica Dantas. O resultado é que os pneus podem sofrer menos desgaste, já que a pressão se manterá dentro dos limites. 

Cuidados na hora de calibrar os pneus

 Nitrogênio 
Hoje, há opções do ar comprimido e do nitrogênio nos postos de combustíveis. Os modelos hatch, como o Gol, geralmente exigem de 28 a 32 libras. O nitrogênio mantém a pressão dos pneus por mais tempo. Por isso, pode ser melhor. Mas o gás é pago, custando entre R$ 2 e R$ 6 

Frequência 
Os carros novos podem ser calibrados de 15 em 15 dias. Os veículos que possuem mais de 100 mil km devem calibrar os pneus semanalmente

Estepe 
É importante não esquecer de calibrar o estepe. Afinal, quando for necessário, ele deve está em bom estado para o uso 

Cuidados do frentista 
Na hora de abastecer, o frentista deve testar as válvulas para não causar o vazamento do ar 

Pneus frios 
Especialistas afirmam que é melhor a calibragem ser feita com os pneus frios, pois a pressão é menor 

Carga máxima 
A quantidade da pressão é encontrada no manual ou nas portas do carro

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